quarta-feira, 25 de abril de 2012

Futebol: América vence o Baraúnas, conquista o 2º turno e disputa final contra o ABC

Com uma ampla superioridade técnica e jogando pelo regulamento, o América fez prevalecer o seu bom momento, bateu o Baraúnas pelo placar de 2 a 0, e conquistou o 2º turno do Campeonato Estadual na noite desta quarta-feira(25), no estádio Nogueirão, no município de Mossoró. De quebra, o alvirrubro ainda garantiu as classificações para a Copa do Brasil e Campeonato do Nordeste. Os artilheiros do título do vermelhão da Rodrigues Alves foram Lúcio, aos 10 do 1º, e Junior Xuxa, aos 9 do 2º.

O feito do alvirrubro credencia o time a disputa da grande final da competição, contra o rival, ABC, campeão do 1º turno.  O primeiro encontro das equipes está marcado para este domingo (29), às 16h, no estádio Nazarenão, em Goianinha. No domingo seguinte, dia 6 de maio, o clássico rei conhecerá o campeão da potiguar em 2012, no estádio Frasqueirão.

Para o Baraúnas, resta o consolo da classificação para o Campeonato Brasileiro da Série D. A competição nacional será iniciada a partir do dia 27 de maio.

O jogo


A partida começou morna, apesar do Baraúnas tentar esboçar uma pressão contra a meta do goleiro Fabiano, que pouco foi ameaçado. No lado do América, um toque de bola lateral, jogando com tranqüilidade diante de uma ampla vantagem conquistada no primeiro duelo em Goianinha.

No primeiro lance de perigo do jogo, através de contra-ataque, o alvirrubro aproveitou a ansiedade adversária e abriu o placar aos 10, quando Junior Xuxa arrancou pela ala direita e lançou na área para o atacante Lúcio, que viu a bola passar pela defesa do Baraúnas até ele tocar com categoria para o fundo da rede do goleiro Érico.

Com o placar favorável e uma vantagem ainda mais ampla, o América seguiu tocando a bola pacientemente tentando encaixar uma jogada ofensiva. O tricolor de Mossoró, precisando de quatro gols para levar a partida para os pênaltis, seguiu sem ameaçar a defesa alvirrubra e contou apenas com a correria de Fabinho Cambalhota, o mais lúcido do Baraúnas em campo.

Nos minutos finais da primeira etapa, o jogo caiu ainda mais de ritmo e teve poucos lances de emoção. Antes da parada para o intervalo, no lado alvirrubro, uma cobrança de falta do atacante Lúcio obrigando o goleiro Érico a espalmar foi o momento que mais chamou atenção. No tricolor, um chute cruzado do lateral-esquerdo Alberto passou próximo da trave de Fabiano.

Na etapa final, o técnico Wassil Mendes entrou com Johnson e Ítalo para as saídas de Carlos Alberto e Pedrinho, respectivamente. Nos 10 primeiros minutos, ao contrário do início de jogo, América e Baraúnas criaram boas oportunidades, mas o alvirrubro foi novamente mais eficiente e ampliou o marcador. Depois do atacante Lúcio chutar uma bola na trave aos 8, no minuto seguinte, em  contra-ataque, Junior Xuxa arrancou, entrou na área e bateu rasteiro no canto do goleiro com categoria.

O Baraúnas, por sua vez, perdeu um gol incrível com Ítalo, isolando a bola sozinho na área. A segunda chance desperdiçada foi um chute de longa distância de Adalgiso Pitbull, explodindo na trave do goleiro Fabiano.

Depois do segundo gol do América, o Baraúnas seguiu apenas na correria, sem ameaçar o goleiro Fabiano, enquanto que o alvirrubro passou a tocar a bola deixando o tempo passar. O técnico Roberto Fernandes ainda sacou Fabinho e Lúcio poupando seus titulares para a decisão contra o ABC.

No apito final do árbitro Fifa Leandro Vuaden, o torcedor do América, apesar do número pequeno no estádio Nogueirão, fez a festa com o título válido pela Copa Rio Grande do Norte.

Ficha do jogo – Decisão do 2º turno: Baraúnas 0 x 2 América


Estádio: Nogueirão
Escalações:

Baraúnas: Érico, Cleiton, Jhonatan, Nildo e Alberto; Sorato, Carlos Alberto (Johnson), Geovani (Claudinho) e Pedrinho (Ítalo); Adalgiso Pitbull e Fabinho Cambalhota. (Técnico: Wassil Mendes).

América: Fabiano, Norberto, Cleber (Zé Antônio), Edson Rocha e Wanderson; Ricardo Baiano, Márcio Passos, Fabinho (Pingo) e Jr. Xuxa; Isac e Lúcio (Nata). (Técnico: Roberto Fernandes).

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS) – Fifa
Assistentes: Ubiratan Bruno Viana e Flávio Gomes Barroca
Cartões: Cleber (amarelo – América); Nata (amarelo – América).
Público pagante: 1284

Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário